quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Comer atum e salmão pode proteger a visão dos idosos, diz estudo



Idosos que comem peixes gordurosos, como o salmão, a sardinha e o atum, pelo menos uma vez por semana parecem ter menor risco de desenvolverem um sério problema de visão conhecido como degeneração macular relacionada à idade, segundo estudo publicado neste mês na revista Ophthalmology. De acordo com os autores, o principal responsável por esse efeito protetor pode ser o ômega 3 - um tipo de gordura encontrado principalmente nesses peixes.

Avaliando mais de 2,5 mil pessoas com idades entre 65 e 84 anos, os pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, descobriram que aqueles que comiam peixes ricos em ômega 3 pelo menos uma vez por semana tinham 60% menos chances de terem degeneração macular avançada, comparados aos participantes que comiam menos peixe. E essa proteção ocorria independentemente de gênero, raça e hábito de fumar.

No entanto, os especialistas ressaltam que os resultados não comprovam que o ômega 3 pode evitar a doença. “Embora as pesquisas atuais indiquem que uma dieta rica em ácidos graxos ômega 3 podem reduzir os riscos de degeneração macular relacionada à idade em alguns pacientes, mais pesquisas são necessárias”, destacou a pesquisadora Bonnielin Swenor. Por enquanto, ela recomenda que as pessoas consultem um especialista sobre o valor do nutriente, assim como das vitamina C e E, do zinco e do beta-caroteno - também associados à redução dos riscos -, para a saúde ocular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário